- TVI fecha o ano a liderar com 34,2% de quota
- “Big Brother” é o programa de maior sucesso televisivo
- “Goucha” bate concorrência direta
- TVI líder da ficção nacional em 2022
- “Festa é Festa” é a novela mais vista pelos portugueses
Em 2022, o grupo de canais TVI (quatro canais) lideraram com 20,9% share (mais 0,6pp que os seis canais que compõem a SIC).
A TVI fecha o mês de dezembro com um resultado de 15,2% de share, o que representa um valor sólido no encerramento de mais um ano.
Aliás, a TVI fecha o último dia do ano com chave de ouro tendo liderado face à concorrência com a sua Gala Especial fim de ano do “Big Brother”, emitida ontem, entre as 21h40 e as 24h47, com uma audiência média de 1 milhão e 97 mil espectadores e uma quota líder de 28,4%. No mesmo horário de emissão, a SIC ficou em segundo lugar com 17,1%, seguida da RTP1 com 10,5%. Na passagem da meia-noite, a oferta da TVI registou uma audiência de 1 milhão e 312 mil espectadores (com um share de 34,2%), a SIC obteve 628 mil espectadores e a RTP1 424 mil indivíduos. Esta edição do BB reafirmou o lugar de programa favorito dos portugueses nos serões de domingo. Foram 16 semanas de “Big Brother”, que apaixonaram os portugueses, com uma audiência média superior a 932 mil espectadores e uma quota de 25%.
“Festa é Festa” consagrou-se em 2022 como a novela mais vista pelos portugueses, ao conquistar mais de 923 mil espectadores e um share de 20,5%. “Quero é Viver”, outro dos sucessos da ficção este ano, revelou-se líder no seu horário de emissão ao prender o interesse de 749 mil espectadores e “Para Sempre” foi a novela eleita, ao final da noite, por 572 mil portugueses. Entre a oferta televisiva nacional, confirmou-se, mais uma vez, o gosto dos portugueses pela ficção produzida para a TVI pela Plural Entertainment Portugal, empresa do Grupo Media Capital.
No entretenimento, em 2022, “Goucha” liderou perante a sua concorrente direta, com uma média de 332 mil espectadores. De salientar também, os bons resultados do programa “Conta-me”, emitido ao início das tardes de sábado, que registou um substancial crescimento para a estação nesse horário, com mais de 420 mil espectadores, em média, todas as semanas.
“Em Família” foi o programa que animou as tardes de sábado, com mais de 420 mil espectadores, criando uma nova dinâmica na antena da TVI.
Em dezembro, outro dos destaques vai para o Mundial do Qatar: os jogos exibidos na TVI obtiveram mais de 1,2 milhões de espectadores e uma quota de 26%.
Terminado o Mundial não perca em 2023 as grandes emoções do desporto com a transmissão dos jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões na TVI com SL Benfica e FC Porto.
NOTA: Tipo de Audiência Total Dia
Fonte: CAEM/GfK